Sem baianos no topo, o Prêmio Congresso em Foco divulgou, nesta quinta-feira (21), o resultado dos melhores deputados e senadores do país. Os parlamentares da Bahia melhor avaliados foram a Alice Portugal (PC do B) e Jaques Wagner (PT), que ficaram em 5º e 3º lugar na avaliação regional.

O júri especializado elegeu Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) como melhor parlamentar da Câmara dos Deputados e Eliziane Gama (PSD-MA), do Senado Federal.

Na votação pela internet, a deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP) foi a mais bem avaliada da Câmara e Fabiano Contarato (PT-ES), do Senado.

Para os jornalistas que cobrem o Congresso Nacional, Sâmia também foi a deputada melhor avaliada, enquanto Eliziane Gama (PSD-MA) foi eleita a melhor senadora.

Na categoria Defesa da Educação, eleita por júri especializado, venceu a deputada Dandara (PT-MG); e na de Clima e Sustentabilidade, o prêmio foi para o deputado Nilto Tatto (PT-SP).

Na disputa regional na Câmara dos Deputados, o deputado Túlio Gadelha (Rede-PE) saiu vencedor, enquanto a baiana Alice Portugal (PC do B – BA) ficou na quinta posição, atrás de Natália Bonavides (PT-RN)), Duarte Jr. (PSB-MA) e Carlos Veras (PT-PE). “Agradeço de coração a todos e todas que votaram em mim. É uma honra estar entre os melhores parlamentares que se destacam de forma positiva no Congresso. Reitero o meu compromisso em continuar nessa luta pelo Brasil e pela Bahia, trabalhando pela ampliação de direitos do nosso povo e pela soberania do nosso país!”, comemorou Alice, nas redes sociais.

Na regional no Senado, venceu Humberto Costa (PT-PE). Jaques Wagner (PT-BA) aparece em terceiro lugar, atrás de Teresa Leitão (PT-PE) e à frente de Eliziane Gama (PSD) e Augusta Brito (PT-CE). Fonte: Bahia.Ba